Radiante Recreio |

Recreio, 17 de novembro de 2009

Divulgue eventos, compartilhe soluções em anoradiante.com.br

Manneken Pis

Manneken pis

Manneken pis

Recreio (MG)-Praça Santo Antônio (FOTO:MAWF-OJR,M)

Recreio (MG)-Praça Santo Antônio (FOTO:MAWF-OJR,M)

Aeroporto de Bruxelas, Bélgica. Depois de longas 14 horas de vôo, com conexão em Lisboa, chego novamente a Bruxelas, belíssima capital da Bélgica. Mala extraviada. Tento explicar, em português, a situação aos encarregados do aeroporto. Gentilmente, uma senhora, em espanhol atende-me e pede que aguarde. Depois informa que, provavelmente até o dia seguinte, a mala será entregue no local em que eu determinar. E assim foi feito. Estava eu preocupado, pois na mala havia uma boa quantidade de chocolate “batom” para o meu neto, que lá está agora residindo. (Como se vê, o extravio de mala não ocorre só nos países do terceiro mundo não…!).

Apenas para recordar, a Bélgica é uma monarquia da Europa Ocidental, confinada entre Holanda, Alemanha, Grande Ducado do Luxemburgo e França, e ainda pelo Mar do Norte. Este pequeno país possui uma longa história. Sua capital, Bruxelas, foi fundada em 580 por ST-Géry, o Bispo de Cambray. Segundo a lenda, ele arriscou a sua vida para atravessar a Floresta de Soignes e construiu uma modesta capela numa pequena ilha no Senne. Um século mais tarde, essa pequena ilha tornou-se uma importante cidade, chamada “Broeksele”.

É nesta cidade, Bruxelas, que se encontra o primeiro dos três únicos “Manneken-pis” existentes no mundo. Os outros dois encontram-se, um na incomparável cidade do Rio de Janeiro e o outro, na hospitaleira cidade mineira de Recreio.

Tanto o atual, do Rio de Janeiro, assim como o de Recreio, foram doação do José de Almeida Coimbra, recreiense, residente no Rio de Janeiro.

Fui novamente, visitar o “Manneken-Pis” de Bruxelas. Uma multidão o cercava e dezenas de fotos eram tiradas à todo momento.

Graças às circunstâncias, o “Manneken-pis”, o famoso Manequinho (que no Brasil é o símbolo do glorioso Botafogo de Futebol e Regatas) tornou-se um herói lendário, cujo nome é famoso em muitos países estrangeiros. O seu guarda-roupa é provavelmente o mais completo e variado que alguma vez existiu. Ele cresceu muito rapidamente, especialmente após a Primeira Guerra Mundial.

Atualmente, possui mais de 600 trajes, especialmente trajes aristocráticos, militares, folclóricos, carnavalescos e outros.

De acordo com a lenda, um cidadão rico perdeu o seu único filho na multidão durante uns festejos públicos. Cinco dias mais tarde, ele reencontrou-o na esquina da rua da Etuve, insignificante, tal como nosso rapazinho ainda se encontra hoje: pelado e fazendo “xixi”.

Hoje, em Bruxelas, ele encontra-se cercado por grades, para impedir que milhares de mulherestocassem no seu famoso “piu-piu”, pois, correu durante longo tempo a lenda segundo a qual quem tocasse nele, se fosse ainda solteira, ou viúva, ou separada, arranjaria logo um companheiro. E de fato, muitos casamentos foram realizados na Bélgica, durante um certo período e, hoje, o país é um dos que apresentam os índices mais baixos de novos casamentos. Acreditam muitos que a culpa é da grade que impede que se chegue até ele. Não é o caso de Recreio, onde ele ainda se encontra livre e à mão de quem queira dele se aproximar.

Antônio Márcio Coimbra

Deixe um Comentário

Você deve estar logado para comentar.