Radiante Recreio |

Recreio, 18 de novembro de 2009

Divulgue eventos, compartilhe soluções em anoradiante.com.br

Joaquim Donato

Fotos: Ruy Sérgio Lacerda Germelo

Fotos: Ruy Sérgio Lacerda Germelo

Há mais de 30 anos, o artesão recreiense Joaquim Donato com suas peças em cerâmica vem difundindo o nome de Recreio em diversas regiões do Brasil e atualmente em outros países da América Latina e da Europa. As peças em barro confeccionadas pelo artista que serve

m para decoração, dentre elas as peças históricas, máscaras e as bonecas de estilo inconfundível somam com as jarras, vasos e outros utensílios para uso doméstico, contribuindo para uma grande variedade de opções da ARTE DONATO, que enriquecem em muito o mercado artesanal de nosso município.

Joaquim Donato é um dos criadores dos famosos GALOS DE BARRO, que são muito apreciados no Brasil e internacionalmente. A equipe Galo de Barro foi criada em 1992, em Cataguases, por Joaquim Donato, Rodrigo Pereira Carvalho e Aquiles Branco. O Galo de Barro já foi capa por duas vezes da revista da Força e Luz Cataguases-Leopoldina. Uma das Listas telefônicas da Zona da Mata Leste, da Guiatel, o ano passado publicou capa e teceu comentários sobre o Galo de Barro.

Joaquim Donato está sempre sendo reconhecido pelo seu talento criativo e isto vem desce a década de 70, quando expôs pela primeira vez na EXARTEC de Recreio quando recebeu Menção Honrosa. Seu mais recente prêmio foi no Concurso Banco Real Talentos da Maturidade, com a peça Totem: A mistura das raças.

As peças de Joaquim Donato recebem pinturas feitas pela esposa Marlene Chaves e sua filha Mônica.

1 Comentário to Joaquim Donato

  1. muni's Gravatar muni
    4 de janeiro de 2011 at 19:33 | Permalink
    Amei!A arte dele é sensacioanal!

Deixe um Comentário

Você deve estar logado para comentar.