Em Minas Gerais desde o dia 12 de março não é mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos conforme decreto estadual. A decisão levou em conta a queda no número de casos de pessoas com a doença covid 19 e o avanço no número de pessoas imunizadas com a maioria da população mineira estando vacinada.
De acordo com o decreto assinado pelo Governador Romeu Zema , a decisão sobre o uso da máscara ficará a critério de cada município. A Secretaria de Saúde do estado desenvolveu um critério para servir de orientação aos municípios para liberar do uso de máscara inclusive em locais fechados.
De acordo com informações à imprensa na ocasião, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti ,cada município que tiver completado com duas doses mais de 80% da população e atingir 70% de aplicação do reforço, o uso de máscara passaria a ser facultativo como orientação do Estado”.
Quanto ao uso de máscaras em locais fechados deixar de ser obrigatório,em nosso estado, a medida legal começou a valer a partir do dia 1º de maio.
Em nosso município, o decreto municipal nº 629, de 20/04/22, mês passado, estabeleceu que o uso de máscara de proteção tornou-se facultativo em locais fechados.