Em Agosto deste ano de 2022 será realizado o Censo Demográfico, uma pesquisa importante para o futuro da nossa cidade, que trará dados para investimentos e tomadas de decisão. O IBGE não faz esse trabalho sozinho, mas sim, somando forças com o poder público, empresas e sociedade. Esse ano não será diferente, mais uma vez o IBGE contará com essa grande ajuda.
A Agência do IBGE de Leopoldina, está convocando as autoridades do nosso município para comparecerem no próximo dia 11 de Abril, no Centro Cultural Aristides Dorigo, às 14h, para a primeira Reunião de Planejamento para o Censo 2022.
De acordo com a Coordenadora Censitária da Agência do IBGE em Leopoldina, Thalena Oliveira Lopes , “esta operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada; e além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.
De acordo com a Coordenadora Censitária da Agência do IBGE em Leopoldina, Thalena Oliveira Lopes , neste momento, as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização desse grande levantamento Brasil afora. Estas afirmações fazem parte do Ofício-convite enviado pela coordenadora Thalena às autoridades e outras pessoas representativas da nossa sociedade para participarem do encontro do dia 11, próxima segunda-feira, para a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 deste Município que espera contar com participação das autoridades e representantes de outros poderes constituídos, bem como líderes comunitários, empresários e representantes de entidades do município que possam de alguma forma colaborar com os trabalhos censitários, enfatiza no convite, explicando que , “dentre as ações primordiais para o sucesso dos Censos, incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais.
O ofício convite fala ainda que na dimensão da tarefa a ser realizada, é muito importante contar com apoio logístico, de infraestrutura e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local, o que pode contribuir para garantir a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas.
E termina esclarecendo que o objetivo das reuniões é para dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados.
Nesta primeira reunião, serão apresentados instrumentos que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet, e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, entre outros.
A reunião está agendada para o dia 11 de Abril de 2022, a partir das 14:00 h no Centro Cultural de Recreio.