O temporal que caiu sobre a cidade no último domingo (29/12/24) causou muito transtorno e prejuízos, com 8 pessoas desabrigadas, 350 desalojados, atingindo aproximadamente 813 pessoas que foram diretamente afetadas pelo desastre, com 122 imóveis tendo suas dependências invadidas pelas águas, conforme informação da Defesa Civil. O prefeito municipal em exercício, José Maria Barros, no outro dia, depois da avaliação da Defesa Civil , Setor de Engenharia e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, assinou o decreto de Nº 927 declarando Situação de Emergência.
Diversas lojas também ficaram alagadas e a forte chuva, que trouxe muita lama, causou muito prejuízo , A tempestade, desta vez, como já ocorreu em outras épocas, chegou conforme o previsto pelo INMETRO , com a precipitação na marca do alerta de SEVERO, provocando alagamento em muitos logradouros tanto no centro comercial como em ruas da periferia, com o transbordamento dos dois córregos e do Ribeirão dos Monos. Fortes enxurradas desceram dos morros e trouxeram muita lama, o que foi provocado por quedas de barrancos e erosões nas passagens de nível nos morros. A falta de mais bueiros nas redes pluviais e ainda com o entupimento de alguns deles também contribuiu para o alagamento. Outro fator que se repete e que também contribui para o agravamento da situação é a falta de cuidados de muitos moradores que acumulam lixo e outros detritos em lugares a esmo não fazendo o correto descarte como pede o Código de Postura do Município e a Lei Orgânica Municipal.
Houve desabamento de paredes de uma casa na rua Ferreira Neto (FOTO=OJR,M/ACWF), ficando o prédio sem condições de moradia, conforme avaliação da Defesa Civil na manhã do dia seguinte. O sinistro foi provocado por queda de um barranco próximo ao córrego que transbordou. Não houve vítima pois a moradora tinha deixado a casa antes. Uma árvore próxima a casa à margem do córrego foi derrubada pela ventania e infiltração da água.
Na Rua Lauro Brito, a ponte que liga a Ferreira Neto à avenida Santa Isabel , teve água acima de seu nível. Com parte daquela rua ficando inundada e mais toda a rua Ferreira Neto que margeia o córrego.
O córrego da rua Conceição e rua Antonio Ferreira Germello também transbordou e inundou diversas casas. Muitas pessoas ficaram desabrigadas e os moradores das casas mais atingidas foram para casas de parentes e amigos.
Casas da parte baixa nas ruas dos bairros Santa Terezinha ( conhecido por Planalto e Caxias) e outras ruas próximas ao Ribeirão dos Monos, que também transbordou sofreram com as inundações e enxurradas . Na rua Nílson Ferreira Machado houve rompimento da rede de drenagem pluvial. ( Reportagem OJR,M/MAWF com foto de Antônio Carlos W Freitas)
PREFEITO JOSÉ MARIA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O prefeito municipal em exercício, José Maria Barros, no outro dia, depois da avaliação da Defesa Civil , Setor de Engenharia e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, assinou o decreto de Nº 927 declarando Situação de Emergência. DECRETO AQUI