A Secretaria Municipal de Saúde publica seu segundo Boletim Epidemiológico com informação de que há 3 pessoas em nosso município com casos suspeitos de estar com o Covid-19 . O boletim foi publicado às 17h, hoje, 27, na página no Facebook da Prefeitura Municipal de Recreio. Não há mais informações a respeito no site oficial da Prefeitura, o recreio.mg.gov.br .
Hoje , também ,na rede social foi postado uma Nota de Esclarecimentos sobre casos de coronavirus em nossa cidade, pelo médico provedor do HSSR- Hospital São Sebastião de Recreio-MG .
A Nota do Provedor do Hospital São Sebastião de Recreio, publicada em rede social (Facebook) foi publicada hoje, com o objetivo de esclarecer os últimos fatos envolvendo casos suspeitos de Covid-19 em nossa cidade , como mesmo justifica o autor.
A nota de esclarecimento é a seguinte (publicamos na íntegra ) :
“Diante dos últimos fatos envolvendo casos suspeitos de COVID-19 em nossa cidade, a direção do Hospital São Sebastião esclarece que:
“No dia 26 de março, deu entrada no Pronto-Socorro Municipal um paciente com sinais e sintomas de “gripe”. Tão logo foi atendido pela equipe de plantão, o mesmo foi catalogado como “suspeito” para COVID-19;
“Tal conduta (acertada) segue as orientações do Ministério da Saúde que, reiteradamente, vem noticiando e orientando que TODA “gripe” será tida como suspeita de COVID-19, para que as devidas providências sejam tomadas;
“Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, a equipe plantonista encaminhou o referido paciente para a área de isolamento adequada do Hospital, para as providências cabíveis, ou seja, coleta de material e envio para o órgão competente no estado (FUNED);
“Após as devidas orientações ao paciente, o mesmo, usando de uma prerrogativa particular, pessoal e constitucional, recusou-se a permanecer no Hospital;
“Em função dessa negativa, a médica plantonista acionou a PMMG para explicar (mais uma vez) ao paciente as consequências dessa atitude;
“A equipe da PMMG também não obteve sucesso e o paciente, após assinar termo de responsabilidade, resolveu por LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE ir para a sua residência.
“Como se vê, o paciente não “FUGIU” do Hospital. Ele recebeu toda a atenção necessária e todos os cuidados referentes ao COVID-19.
“O Hospital (e o Pronto-Socorro) não tem o direito de segurar quaisquer pacientes – é o direito de cada um de ir e vir. Portanto, mais uma vez, repudiamos o desnecessário e inoportuno uso de postagens em redes sociais, querendo imputar à equipe plantonista algum “deslize” ou negligência.
“Ali, Pronto-Socorro e Hospital São Sebastião, estamos TODOS irmanados num único propósito: atender os que nos procuram com o devido carinho e respeito.
“Da mesma forma, conto com a solidariedade e o respeito de todos para com os profissionais da saúde do nosso município que diuturnamente saem de suas casas e se expõem aos riscos de várias doenças, inclusive a COVID-19.
“O que mais precisamos nessa hora é da solidariedade e do respeito de cada um: somos gente atendendo gente.
“Estamos aqui por você. Só queremos isso: antes de noticiar inverdades, procure as autoridades competentes para os devidos esclarecimentos.
“Queremos apenas isso: RESPEITO.
“Dr. Luiz Ronaldo Pinheiro dos Santos