As ligações locais e de longa distância nacional realizadas a partir dos orelhões da Oi não podem ser cobradas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações-ANATEL) em razão do não cumprimento de obrigações por parte da concessionária. A medida que vale para os telefones públicos da operadora começou a vigorar no domingo , dia 1º.
De acordo com a fiscalização da Anatel, foi constatado que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões. Essa gratuidade vai até o dia 30 de março de 2018, quando deverá ser divulgado o resultado da próxima aferição das condições de disponibilidade dos orelhões.
Em Recreio ainda existem alguns orelhões instalados mas nem todos estão funcionando , sendo que outros orelhões foram retirados ficando apenas o suporte pois não havia mais o aparelho de telefone instalado. A medida da gratuidade não atinge o estado de Minas, mas se fosse válida seria ótimo para que a empresa conservasse os orelhões pois algumas pessoas sentem a falta da funcionalidade dos orelhões na cidade . Outro problema com os orelhões em Recreio é a dificuldade em achar os cartões para compra que deveriam ser encontrado nas repartições onde há um convenio com a operadora para revenda. Isso levou à diminuir o número na demanda por esse serviço .