Nesta terça-feira, 25/10/2.022, chamou a atenção de muitos recreienses a desocupação do imóvel ( anexo ao destacamento da Polícia da Civil), onde funcionava o Destacamento da Polícia Militar de Minas Gerais em nosso município, na rua Prefeito José Antônio. A sede do Destacamento da PMMG, em Recreio, teve a retirada de seus móveis e demais pertences, como se tivesse declarando o fim deste atendimento tão importante para a Segurança Pública do Município. Mas teria realmente chegado ao fim este serviço da Polícia Militar em nossa cidade?
Até o presente momento nenhuma autoridade da Segurança Pública e nem representante do Poder Executivo e Legislativo, pronunciou publicamente a respeito, o que já deveria ter sido feito pois atitudes de desativação de um órgão público desta natureza não são realizadas de uma hora pra outra, pois há preparativos para qualquer mudança de ordem pública, pelo menos é o que se espera quando se vive em regime democrático.
Dizer que não há outros comentários a respeito seria mentira, pois desde a tarde de hoje, quando começou os comentários a respeito, principalmente na internet , na tão falada rede social, os comentários já viralizaram. Os moradores, que aos pouco vão se inteirando do acontecimento, também comental sobre o assunto, em cada canto da cidade.
O Prefeito em exercício, Léo Medeiros , que assumiu no dia 5, deste mês, para dar férias ao prefeito José Maria, por um mês, postou vídeo em sua página no Facebook, informando em vídeo e com texto escrito: “O Poder Executivo e o Legislativo não vai medir esforços para permanência da Policia Militar e que amanhã em reunião com o comando geral da Polícia Militar , tudo vai ser resolvido da melhor maneira possível”. Leo Medeiros, que no vídeo está com os vereador Pororoca, Paulinho e Zé Eduardo,( cita ainda o nome do vereador Juninho) faz um elogio dizendo que a PM é uma instituição séria e que presta serviço de excelência para nossa cidade” e repetiu no final, depois de outros comentários sobre a repercussão do ocorrido, que o Executivo e o Legislativo vão fazer tudo que for possível para que a Polícia Militar permaneça em Recreio, com seu Destacamento.
Ouça o vídeo:
Nesta postagem, feita hoje à tarde, em rede social ( Facebook )o prefeito em exercício não apresentou nenhuma Nota de Esclarecimento sobre o ocorrido, o que era de esperar, apenas dizendo que tudo será feito, pelo Executivo e Legislativo para que a PM permaneça no Município.
Até o presente momento, nenhuma informação sobre a causa que levou a desativação ( ao que parece ) ser efetivada com a desocupação do prédio da Policia Militar em Recreio foi publicada através de Nota de Esclarecimento, por parte dos órgãos que cuidam da Segurança Pública do Município de Recreio, ficando a triste idéia , ao que parece para muitos recreienses, de que o município não está contando com a sua Polícia Militar.
Chamou minha atenção também a seguinte postagem de um recreiense, Marcelo Xavier Neto
Que divulgou em sua página na internet ( Facebook ) : “Para acalmar o coração dos recreienses : a Policia Militar se encontra em Recreio, fazendo patrulahamento com 3 pms e uma viatura, os vi agorinha…. {palminhas)” ; postado agora a noite )
( Texto de Marco A. W. Freitas-OJR,M – 25-10-2.022