Radiante Recreio |

Recreio, 17 de fevereiro de 2014

Divulgue eventos, compartilhe soluções em anoradiante.com.br

Em Recreio, nível do manancial começa a preocupar e desperdício de água pode comprometer o abastecimento

Manancial de Recreio (2013 (2) Manancial de Recreio - 2014 (2) (FOTO 01 : EM DEZEMBRO/2013 – FOTO 02 : EM FEVEREIRO/2014)

Nos últimos dias temos visto constantemente nos meios de comunicação reportagens sobre a situação do período que estamos vivenciando, de falta de chuvas, de desperdício e consequentemente de racionamento de água, em algumas cidades do Brasil.
Por enquanto em Recreio, a situação está controlada, mas, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE”, o nível do manancial, onde é feito a captação de água que abastece a cidade, localizado na estrada da Serra das Virgens, começa a preocupar. A vazão da água até a Estação de Tratamento, no bairro do Alto do Asilo, vem diminuindo a cada dia, devido à falta de chuvas e o desperdício de água pelos moradores.
Até o momento o SAAE descarta a possibilidade de racionamento na cidade, mas pede que os moradores evitem a utilização da água de forma inútil, pois, caso continue esta estiagem e o povo continue o desperdício em lavagens de calçadas, de ruas e de carros, é grande a probabilidade da falta do bem mais precioso para as nossas vidas.

Abaixo segue mais dicas para economizarmos água:
*Lavando as mãos, escovando os dentes ou fazendo a barba – não deixe a torneira aberta, você economizará de 12 a 80 litros de água.
*Torneira fechada – com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros de água desperdiçados em apenas um dia. Feche bem a torneira após o uso.
*Descarga – uma descarga quando acionada, por seis segundos, consome de 6 a 10 litros de água. Aperte a descarga apenas o tempo necessário. Evite posicionar a válvula sem necessidade.
*Bacia sanitária – evite entupimentos e desperdício de água, não jogue lixo na bacia sanitária (papel higiênico, fio dental, cabelos, cigarros). Lugar de lixo é no lixo.
*Não tome banho demorado – 5 minutos de chuveiro ligado liberam, em média, 60 litros; 20 minutos consomem 120 litros. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando.
*Louça – antes de lavar a louça, limpe bem os restos de comida, deixando-a de molho por alguns minutos, facilitando a limpeza da sujeira. Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça e use água corrente apenas para enxaguar.
*Evite lavar calçada – faça limpeza com vassoura e se necessário, utilize água em balde, preferencialmente, a água que sobrou da lavagem das roupas, do tanque ou da máquina de lavar roupas. Usar a mangueira como “vassoura” durante 15 minutos pode desperdiçar cerca de 280 litros de água.
*Não lave o carro com mangueira – utilize balde e pano.
*Jardins e plantas – durante o verão, regue as plantas pela manhã ou à noite e durante o inverno, pela manhã, em dias alternados. Molhe sempre a base das plantas e não as folhas.

Você sabia que a média de desperdício de água é:
*Torneira gotejando – 46 litros/dia
*Escovar dentes 5 min. torneira meio aberta – 12 litros
*Lavar louça torneira meio aberta – 110 litros
*Lavar carro com mangueira – 560 l/30min
*Lavar calçada com mangueira – 280 litros
*Banho de 15 minutos chuveiro elétrico – 144 litros

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Recreio.

Deixe um Comentário

Você deve estar logado para comentar.