Radiante Recreio |

Recreio, 11 de dezembro de 2017

Divulgue eventos, compartilhe soluções em anoradiante.com.br

Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas

Terminou nesta quinta-feira, 30 de novembro, a Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas , em Leopoldina. O encontro teve início na terça-feira passada, dia 28.
A Capacitação teve por finalidade transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais – inundações, alagamentos, deslizamentos, vendavais, estiagem, seca, e também tecnológicos – desastres com substâncias radioativas, contaminação da água, transporte de produtos perigosos, os quais afetam gravemente todo o meio ambiente. Pretende-se, assim, contribuir para o melhor desempenho dos agentes que atuam nas situações afetas à Defesa Civil, minimizando os riscos à população. Participaram 75 discentes, de 23 municípios: Leopoldina, Cataguases, Além Paraíba, Pirapetinga, Astolfo Dutra, Dona Eusébia, Recreio, Argirita, Itamarati de Minas, Santana de Cataguases, São Sebastião da Vargem Alegre, Estrela D’alva, Santo Antônio do Aventureiro, Volta Grande, Miraí, Juiz de Fora, Rosário da Limeira, Aimorés, Abre Campo, Conselheiro Pena, Muriaé, Soledade de Minas e São Francisco do Glória.

O curso contemplou aulas sobre Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, Instalação e Operacionalização da COMPDEC; Mapeamento da Área de Risco; Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas (FEAM); Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas (FEAM); Plano Estadual de Combate à Dengue (SES); Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas (IEF); Plano de Contingência; Gestão de recursos naturais para redução do risco de desastres (FEAM); Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização; Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme; Instrução Normativa nº 02/16; Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID); Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.

Às 17h30min, o Comandante da 6ª Cia PM Ind, Ten Cel Giovani do Carmo Ramos, fez o encerramento do curso agradecendo os docentes com a entrega de certificados e cestas de produtos regionais. O Sub Comandante da Unidade, Major Alexandre Leal também esteve presente, juntamente com os oficiais da Unidade, tenente André Carvalho, tenente Araújo e tenente Ferreira Filho.

Foram homenageados o Cap PM João Luiz da Matta Felisberto, o 3º Sgt PM Anderson Felipe Santos Damasceno, o Cb PM Gilberto Sebastião Pereira Lemos Júnior e a Servidora Civil Larissa Carolina Vieira de Freitas, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC; a Sra. Morjana Moreira dos Santos e o Sr. Felipe Santos de Miranda Nunes, da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM; o Sub Ten Jerônimo Damião dos Santos, Agente Regional de Defesa Civil da 4ª RPM, e o 2º Ten Humberto Ferreira da Cruz Filho, oficial da 6ª Cia PM Ind responsável pela organização do curso.

Deixe um Comentário

Você deve estar logado para comentar.